Atendimento:

(27) 3720-1603 | Plantão: (27) 99874-2066

07h às 16h | Segunda a Sexta-feira

Home >> Controle de Água

Controle de Água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itarana – SAAE, inicia o controle da qualidade da água no momento em que ela chega na Estação de Tratamento de Água - ETA, e estendendo-se por todas as fases do tratamento até chegar as residências. As coletas são feitas mensalmente em vários pontos de interesse, como escolas, creches e hospitais, para garantir que a água distribuída a população atenda as exigências de potabilidade exigidas pela Organização Mundial da Saúde - OMS.

Na Estação de Tratamento de Água – ETA, são realizadas análises a cada duas horas, para verificar o PH, Cloro, Flúor, Turbidez e Cor, quanto as análises microbiológicas o SAAE realiza uma análise por semana, utilizando o método denominado colitest que apresenta resultado em 24 horas.

Outras análises para identificar metais pesados, agrotóxicos, substâncias inorgânicas e orgânicas, são realizadas semestralmente por ser análises de alta complexidade, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espirito Santo – CISABES, em data pré-definida é feita a coleta das amostras de água tratada, e enviadas para que sejam analisadas no Laboratório da FUNASA em Vitória/ES.

Além do controle de qualidade realizado pelo SAAE, existe ainda o acompanhamento das vigilâncias, municipal e estadual, que realizam coleta de amostras de água tratada para análises de qualidade, que são executadas pelo Laboratório Central do Espirito Santo – LACEN. O SAAE busca cumprir criteriosamente o disposto na Portaria de Consolidação n° 5, de 28 de setembro de 2017 – Anexo XX, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O SAAE se preocupa em distribuir água de qualidade a toda a população, para isso realiza de forma constante todas as análises necessárias para garantir o controle de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde, garantido assim os padrões de potabilidade da água tratada.